segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Capacidades Humanas 3As + 3Cs brotadas num pé de alface


Recebemos este grande presente! Veio direto da fonte, do lugar onde foi produzido, da raiz. Como foi produzido para ficar tão gigante, macio e saboroso? A primeira resposta parece simples - com muito adubo! Ou ainda mais original - com muito adubo orgânico! 
Ouvi isso e fiquei refletindo sobre a habilidade de adubar - um dom, um estilo de vida, uma modalidade de crescimento. E como seria se todos nós fossemos adubar organicamente a partir de agora? Adubar nossas vidas, nossas relações, nossas redes, nossa saúde, nossos recursos, nossos serviços - adubar histórias e raízes, adubar agora para o presente e o futuro. 
Continuei olhando admirada para a alface sobre a mesa e imaginei o quanto deve ter sido bem cuidada para desabrochar desta forma. Eu mesma me vi lavando cuidadosamente folha por folha, como se cuidado fosse algo assim mesmo, de folha por folha, de pessoa para pessoa, de geração para gerações. Me veio a mente que uma boa dose de observação, carinho e cuidado tornam-se nutrientes essenciais para desabrochar, crescer e desbravar para além de nós mesmos.  
Muitas vezes nos debruçamos para produzir mais, vender mais, criar mais, entregar mais e na hiperconectividade atual das nossas vidas esquecemos o quanto nos tornamos frágeis quando não cuidamos. Embora cuidar envolva coisas básicas nas nossas vidas, como tomar um bom banho, temos muitas coisas para cuidar e somos todos responsáveis por cuidar das nossas vidas. Cuidar da família, dos amigos, dos clientes, do trabalho, das parcerias e da nossa responsabilidade social para ajudar este mundo a se tornar melhor. Cuidar é servir a todos nós com amor, carinho e atenção. E como uma teia de conexões, este cuidado torna a nossa mente mais saudável. Pesquisas recentes, como as de Richard Davidson, PhD em neuropsicologia, demonstram que a gentileza, a ternura e a compaixão percorrem trilhas neurais que ativam o nosso compromisso com o outro. A experiência de cuidar ativa a nossa gentileza e a compaixão nos capacita para agir e nos sentimos mais felizes quando percebemos que estamos fazendo diferença. Por falar em gentileza, a alface nos retribui com todo o seu sabor enriquecido por vitaminas e minerais para tornar as nossas vidas ainda mais saudáveis.
E fiquei pensando em quais seriam as nossas possibilidades. Como cuidar das futuras gerações? Como ajudá-los a desbravar?  
E se todos nós começássemos a plantar mais alfaces? E se todos nós passássemos a adubar cada vez mais? Existe um universo de possibilidades para serem adubadas e bem cuidadas. Talvez não devêssemos ficar tão presos no que está pronto, empacotado, na alface do supermercado, e abrir as nossas mentes e os nossos corações para abraçar o que é novo, original, único. Acreditar que algo novo possa emergir e estar aberto para ser surpreendido. Acreditar nas novas ideias, propósitos de vida, novas carreiras. Cuidar é acreditar nas possibilidades, no potencial, nas capacidades e nas forças que emergem,  aceitando a vulnerabilidade, as intempéries ambientais, vivendo a realidade e potencializando o futuro. Acreditar é assumir riscos, é adubar na incerteza, é cuidar para ver desabrochar, é viver na abundância. Neste lugar cabem muitas ideias e diferentes nutrientes - um campo fértil para a cocriação. Cocriar a partir das forças que emergem e que não estão previstas mas que convidam para um novo olhar sobre as nossas capacidades humanas, como  as que compartilhamos aqui 3As + 3Cs. 
Capacidades Humanas 3As + 3Cs
  • Abubar o nosso campo (físico, mental, emocional e espiritual), nossas relações, conexões e sistemas. 
  • Acreditar nas possibilidades, no potencial e nas capacidades para realizar e transformar.
  • Abundância para viver grandes experiências, momentos de muita paixão, afeto, inspiração, boas amizades, saúde, amor - com simplicidade, generosidade e harmonia com o todo. 
  • Cuidar como um dom da nossa essência humana - como pessoas cuidadas, cuidadosas e cuidadoras. 
  • Cocriar  a partir das forças que emergem quando estamos abertos para experimentar, humildes e vulneráveis diante do novo, alimentados pela abundância de ideias, de gente, de querer, de sair do mesmo e protagonizar.
  • Compartilhar - como um estado interior disponível para receber e ofertar. Recebemos este presente e estamos ofertando algumas reflexões neste texto que convida para uma jornada desbravadora em 2018.
Quem sabe com mais 3As + 3Cs tornamos este lugar melhor para todos.
Clenir Streit, Facilitadora, Coach MCC/ICF, Mentor Coach e Supervisora em Coaching  - clenir@consultoriainteracao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário